segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Polos do Centro Hípico Solear
sábado, 26 de fevereiro de 2011
Equitação no Solear
Caros seguidores, amigos e alunos....
Tivemos mais um dia repleto de lições, de manhã para além das aulas de iniciação, tivemos uma sessão de obstáculos no picadeiro exterior, e à tarde, as aulas de sela B (Dressage) para os alunos mais avançados.São muitas as novidades que temos para vocês:
Daqui para a frente serão aqui divulgadas as marcações das próximas aulas, assim chamamos a atenção para os alunos que devem chegar 10m antes do inicio da aula, de forma a não atrasar o restante horário.
Iremos também realizar um Jantar no Picadeiro, numa data a agendar brevemente.
No entanto gostaríamos de saber quem está interessado em comparecer.
Iremos também dispor brevemente de pólos do Centro hípico.
A este propósito, ainda esta semana vos daremos mais novidades, nomeadamente qual o símbolo a colocar nos Pólos, iremos aqui apresentar várias possibilidades, e queremos saber qual a vossa opinião, pois esta é importante para nós.
Por sugestão da Elsa (e bem) irei daqui para a frente escrever neste "nosso" espaço, sobre Equitação.
Deixando hoje convosco a definição de um tema bem actual das nossas aulas de sela B " A Cedência à perna".
Penso que será um auxilio precioso para a vossa evolução, alargando os vossos conhecimentos de Equitação, não descurando assim a parte teórica, que é fundamental na vossa formação Equestre.
Não me limitarei a descrever os exercícios em si, tentarei ir mais longe, como por exemplo, referir qual o quadro de ajudas correcto a empregar, quais as vantagens ginásticas desses exercícios, a execução propriamente dita etc.
CEDÊNCIA À PERNA ¹
DEFINIÇÃO:
Exercício de duas pistas em que o cavalo direito, salvo um ligeiro pli ao lado contrário à direcção do movimento, se desloca paralelamente a si mesmo cruzando o bípede interior pela frente do bípede exterior.
GENERALIDADES:
A marcha lateral é a base fundamental dos exercícios de duas pistas, deve ser começada no trabalho do cavalo antes de qualquer trabalho de concentração.
É o exercício em que o cavaleiro melhor se apercebe e melhor controla o equilíbrio relativo que deve existir entre as duas espáduas do cavalo.
O pli corresponde á encurvação apenas da ligação da nuca com o pescoço. Na prática, o cavaleiro deve ver o pescoço direito mas apercebe-se da arcada supra ciliar e da narina correspondentes ao lado da encurvação.
Pode ser executada sobre a diagonal do rectângulo. Neste caso o cavalo deve manter-se tão paralelo quanto possível aos lados grandes, devendo no entanto, as espáduas preceder sempre as ancas. Pode também ser executada ao longo da teia. Neste caso o cavalo deve fazer um ângulo de cerca de 35° com a parede.
AJUDAS A EMPREGAR:
Rédea interior determinante solicitando o pli e o deslocamento das espáduas para o lado contrário (por apoios na tábua do pescoço).
Rédea exterior reguladora da encurvação, da regularidade do andamento e da velocidade, colabora ainda na indicação da direcção em que devem seguir as espáduas sincronizando-se com a rédea interior nos deslocamentos laterais por esta efectuados.
Nota ¹: Actual designação adoptada para a marcha lateral pela FEP.
Perna interior de posição solicitando o deslocamento lateral das ancas.
Perna exterior de impulsão garantindo a manutenção do movimento que tende a extinguir-se durante os exercícios em duas pistas.
Peso do corpo segue o movimento sem se atrasar pesando sobre os ísquions.
VANTAGENS GINÁSTICAS:
Desenvolver a mobilidade e liberdade das espáduas, a flexibilidade das ancas bem como a elasticidade da ligação entre a boca, a nuca, o pescoço, o dorso e as ancas.
Desenvolver e aumentar a entrada dos posteriores e assim a concentração ( Rassembler ).
EXECUÇÃO:
Desenrolar nos três andamentos, “ relembrar “ a acção da rédea contrária ou de apoio e a cedência á acção da perna isolada tendo especial atenção á regularidade dos andamentos, atitude (sobre a mão) e manutenção do movimento e impulsão.
Após termos o cavalo em condição de iniciar a aprendizagem de um exercício novo, tomar a linha do meio a trote sentado, endireitar bem sobre essa linha, solicitar a saída das espáduas com a rédea contrária, ou de apoio, em direcção a um qualquer ponto da teia (mínimo 20 mts adiante) e imediatamente solicitar, com a perna de posição, o deslocamento das ancas que devem seguir o das espáduas sem as ultrapassar.
João Pedro Miranda
Monitor de Equitação
Horário das aulas de Equitação (5 de MARÇO 2010)
10H00 - André / Margarida / Inês / Ariana
10h30 - Elisabete
10h50 - Ana
11h10 - Sofia
11h30 - Marisela
11h50 - Carlota
12h10 - Joana
12h30 - Ana
No exterior - Emanuel / Vasco / Catarina
ALMOÇO-------ALMOÇO-------ALMOÇO
15h00 - Elsa / Carlos Beirão / Joana
16h00 - Tomás
16h30 - Alexandre
17h00 - Catarina
17h20 - Volteio
Até Breve..
João Pedro Miranda
sábado, 19 de fevereiro de 2011
Aulas no Centro Hípico Solear
Luana e André .....
As aulas começaram às 10h00 e prolongaram-se até ao final do dia.
Foi um dia especial pois tivemos uma festa de aniversário, já que a aluna Ariana Dionísio fez 10 aninhos e resolveu fazer a festinha no Centro Hípico com os seus amiguinhos..
Fica prometido que brevemente iremos colocar aqui as fotos da festa da Ariana e da Margarida que também fez a sua festa connosco.
Por isso estejam atentos, alunos, cavaleiros e amigos do Centro, às próximas novidades...
Estas fotos foram gentilmente cedidas pela "nossa" fotografa, a Sr.ª Lúcia Gloria, a mãe da Luana, que como vêm estão muito giras...